Facebook Twitter RSS
magnify
Home Por dentro da VW Volkswagen: 65 anos de sonhos e inovações no Brasil
formats

Volkswagen: 65 anos de sonhos e inovações no Brasil

No começo de 2018, a Volkswagen comemorou 65 anos de atividade no Brasil. Sendo pioneira no setor, a maior exportadora de veículos do país, e chegando ao marco histórico de 23 milhões de carros produzidos, ainda assim, muitos não conhecem a historia por trás de tanto sucesso. Resumidamente vamos contar um pouco para você.

Começo no Brasil

A marca chegou em 1953 apenas para ser uma montadora de veículos, cujo as peças ainda eram fabricadas na Alemanha, e o time de funcionários era composto por apenas 12 trabalhadores. O único veículo até então montado era o Fusca, um tempo depois que isso mudou. Aumentaram os funcionários e a partir dai começaram a montar também a Kombi.

Com a crescente de produção, a sede da empresa (sediada na Alemanha) decidiu criar uma fabrica no país, onde seriam fabricadas as peças e também a montagem dos veículos. Inaugurada pelo então presidente Juscelino Kubitschek em 1959, a fabrica de Anchieta foi o primeiro centro de produção da Volkswagen fora da Alemanha.

Volkswagen-65-anos

Fatia de Mercado

A dominação do mercado brasileiro durou exatos 51 anos. Foram 24 anos com o Fusca, carro com design arredondado que foi considerado por muitos o carro do povo. E completando o ciclo, o Volkswagen Gol, sucesso absoluto que desde seu lançamento produziu cerca de 7.755.071 unidades só no país. Tento modelos do G1 (com design quadrado) ate o modelo G5 (com design arredondado), o veiculo passou 27 anos no pódio de mais vendido do mercado.

 

Tecnologia e Segurança

Depois disso, a empresa se mostrou pioneira em diversos campos. A tecnologia e segurança sempre foram os alicerces. O primeiro automóvel brasileiro capaz de ser conduzido a dois combustíveis foi da Volkswagen, o modelo inclusive foi o Gol, além de recorde de vendas, ele trouxe consigo inovações que posteriormente seriam adotadas por varias outras empresas, a tecnologia bicombustível.

Não só no quesito tecnologia nos destacamos, mas também na segurança do condutor e seus passageiros. Recentemente o Volkswagen Virtus ganhou nota máxima no Latin NCAP, teste que mostra ao consumidor os desempenhos de segurança do veículo. Falando do Virtus, outra coisa que se observa é a central multimídia, fazendo com que aumente a conectividade dentro do carro, facilitando assim a vida de seus passageiros.

Os marcos alcançados pela marca em todos esses anos são surpreendentes e vale citar alguns:

  • 23 milhões de veículos produzidos
  • A maior exportadora do setor automobilístico do Brasil.
  • Mais de 500 concessionárias no país
  • 4 fabricas somente em solo brasileiro
  • Mais de 6 mil alunos com formação profissional pela empresa
  • 51 anos de liderança de mercado
  • Programa de atendimento aos portadores de HIV, premiado pela ONU
  • Primeiro carro com inteligência artificial
  • Lançamento da tecnologia bicombustível

Agora que você já sabe mais sobre a história da marca, acesse nosso site e confira nossos veículos! Acompanhe-nos no Facebook para saber mais curiosidades e dicas que te ajudarão no mercado automobilístico.

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *