Facebook Twitter RSS
magnify
Home Por dentro da VW Volkswagen Fusca completa 60 anos
formats

Volkswagen Fusca completa 60 anos

No ultimo dia 20 de janeiro, o considerado Dia do Fusca, o primeiro modelo da Volkswagen no Brasil, completou 60 anos. Neste post blog, vamos mencionar algumas curiosidades de um dos veículos mais populares do país.

Fusca, o carro do povo

O Fusca era um carro de duas portas, com design arredondado e de baixo custo. O veículo passou 24 anos como o mais vendido e foi reconhecido como o carro do povo. Durante todo seu período de fabricação, ele passou por mudanças que vão desde melhorias na parte mecânica, como também modificações no visual, que passou de janela única, para dupla, voltou a ser única, perdeu linhas laterais, ganhou novas e por aí vai. As vendas chegaram a mais de 3 milhões de unidades, tendo sua produção parada em 1993.

fusca

Curiosidades sobre o Fusca

  • O modelo já deu o ar da graça em diversos filmes, em alguns sendo até mesmo o protagonista, como por exemplo em “Se Meu Fusca Falasse”, filme da Disney que estreou em 1968, tendo duas continuações e ainda um remake devido a aclamação do filme.
    Recentemente o modelo voltou a figurar na telona no filme “Bumblebee”, que conta história de um robô que se transforma em Fusca.
  • O Fusca tinha a fama de ser fácil de consertar, já que seus componentes, em grande maioria, eram parafusados ao invés de soldados. O que também contribuía para a facilidade no reparo era a mecânica simples do modelo.
  • Ele é o quarto automóvel mais produzido no Brasil.
  • Foi aposentado pela primeira vez em 1986.
  • Em 1965, o modelo foi o primeiro modelo brasileiro a ter teto solar. A escotilha era feita de chapa, e não de vidro como atualmente, e tinha acionamento manual.
  • Em 1993, a pedido do então Presidente Itamar Franco, o Fusca voltou a ser produzido.
  • Em 1996 devidos as baixas vendas da nova produção, o carro é aposentado pela segunda vez no Brasil.
  • Existe um clube de fãs apaixonados pelo Fusca. Algumas pessoas chegam a considerar o carro como membro da família.

O Dia Nacional do Fusca reuniu um grupo de apaixonados pelo modelo para fazer uma carreata em Brasília, pelos 60 anos de fabricação do modelo. Vale ressaltar que no Distrito Federal existem cerca de 9 mil Fuscas registrados.

Gostou das informações? Nos acompanhe no Facebook e não perca mais nenhuma de nossas dicas e novidades sobre o mercado automobilístico. Acesse nosso site e confira nossos novos modelos de veículos!

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *