Facebook Twitter RSS
magnify
Home Por dentro da VW Fábrica da Volkswagen receberá adaptações
formats

Fábrica da Volkswagen receberá adaptações

Localizada em São Bernardo do Campo, a fábrica de Anchieta da Volkswagen ficara fechada por cerca de 12 dias. O motivo do fechamento é para reforma para a produção do Taigun, o SUV do Up!

A fábrica de Anchieta é a primeira da América Latina a conquistar a certificação inédita ISO 50001 de seu SGE (Sistema de Gestão de Energia), que visa a melhoria contínua do desempenho energético, contribuindo para a redução do consumo de energia e das emissões de carbono.

Nesta fábrica são produzidos os nela são produzidos os modelos Novo Polo, Saveiro e Virtus. A fábrica também já conquistou o ISO 14001:2015, do Sistema de Gestão Ambiental da Anchieta.

A pausa de 12 dias já estava prevista há dois anos, quando foi aprovado acordo de longo prazo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, e faz parte da negociação para a vinda de novos produtos. O objetivo é a adequação da linha de CUV, modelo entre o utilitário SUV e carros de passeio. Cerca de 4.500 funcionários entrarão em férias coletivas para as adaptações.

A paralisação é em prol da produção do novo SUV da montadora, que será mais um “T” em seu portfólio. O Taigun é esperado a cerca de dois anos, e será um dos 20 lançamentos prometidos pela montadora até 2020, acompanhado do T-Cross e possivelmente o T-Roc.

fábrica

Conhecendo a fábrica

Inaugurada oficialmente em 18 de novembro de 1959, com a visita do presidente Juscelino Kubitschek, a Anchieta foi a primeira fábrica da Volkswagen instalada fora da Alemanha. É considerada um complexo industrial por abrigar ali atividades como Estamparia, Armação da carroceria, Pintura, Montagem Final, centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos.

Localizada no Km 23,5 da Via Anchieta na cidade de São Bernardo do Campo (SP), a 18 km da capital paulista, a fábrica Anchieta tem área total de 1,6 milhão m², dos quais 994 mil m² são de área construída.

A fábrica em números

1959: Inaugurada oficialmente a unidade de São Bernardo do Campo
1967: Volkswagen chega ao patamar de meio milhão de unidades produzidas
1970: Milionésimo Volkswagen brasileiro deixa a linha de produção, um VW Sedan 1300
1980: Lançamento do Gol
1982: Lançamento da picape Saveiro
1986: Fusca deixa de ser produzido
1993: Relançamento do Fusca
1999: Marco de 3 milhões de Gol (produzidos na Anchieta e em Taubaté)
2001: Fábrica Anchieta comemora a produção de 10 milhões de veículos
2002: Inauguração da “Nova Anchieta”, representando um marco na indústria automobilística nacional. Foram investidos R$ 2 bilhões na reestruturação da unidade, com destaque para a instalação de 400 robôs, solda a laser e pintura automatizada
2012: Gol chega à marca de 7 milhões de unidades produzidas na Anchieta e em Taubaté
2013: Fábrica atinge o marco de 1 milhão de unidades produzidas da picape Saveiro
2014: Lançamento da Saveiro Cabine Dupla. Início da produção do Novo Jetta e ano em que a fábrica completa 55 anos, chegando o marco histórico de 13 milhões de veículos produzidos
2015: Lançamento do Novo Jetta nacional
2016: Anchieta inicia a produção do Novo Jetta 1.4 TSI e lança o Novo Gol e a Nova Saveiro
2017: A Anchieta recebe investimentos de R$ 2,6 bilhões para a produção do Novo Polo e Virtus

Gostou das informações? Nos acompanhe no Facebook e não perca mais nenhuma de nossas dicas e novidades sobre o mercado automobilístico. Acesse nosso site e confira nossos novos modelos de veículos!

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *