Facebook Twitter RSS
magnify
Home Notícias Tecnologia Total Flex: 15 anos de avanços e melhorias
formats

Tecnologia Total Flex: 15 anos de avanços e melhorias

Em comemoração aos 15 anos do lançamento da tecnologia Flex, a Volkswagen foi homenageada no 12º Prêmio de Meio Ambiente da AEA (Associação de Engenharia Automotiva), pela contribuição no desenvolvimento da Tecnologia Total Flex no Brasil.

O Prêmio AEA de Meio Ambiente é uma iniciativa que visa homenagear entidades e profissionais que foram responsáveis pela criação e desenvolvimento de tecnologias, responsabilidades social e ambiental que beneficiaram o meio ambiente com resultado significativo quando à qualidade de vida.

O sistema flexível tem um complexo software capaz de, em segundos, adaptar o motor ao combustível presente no tanque. A Volkswagen foi pioneira ao lançar em 2003, o primeiro veículo capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis, o carro em questão foi o Gol Power 1.6. Tal tecnologia fez sucesso momentâneo, já que oferece ao condutor a oportunidade de abastecer com o combustível mais econômico. Mesmo em 2003, o Gol Power já era considerado como uns dos mais econômicos da categoria.

A tecnologia brasileira chamou a atenção internacionalmente aguçando outros países a também pensarem em adotarem mais de uma forma de combustão veicular.

vw-gol-totalflex

A implantação do sistema Total Flex exigiu também a adaptação de vários componentes e sistemas, que precisaram ser protegidos da ação corrosiva do etanol. Entre eles figuram o tanque, bomba e condutos de combustível, válvulas e sedes de válvulas, bicos de injeção, velas de ignição, catalisador e sistema de escapamento.

Ao contrário do que muitos dizem, a empresa não só adotou a tecnologia em quase todos seus veículos produzidos de lá para cá, como também alterou o motor de várias versões de carros. A ideia era fazer com que os modelos tivessem melhor desempenho e fossem cada vez mais modernos.

Evolução das vendas dos modelos Total Flex – cronologia

Março de 2006 – 500.000 de unidades vendidas
Maio de 2007 – 1.000.000 de unidades vendidas
Fevereiro de 2009 – 2.000.000 de unidades vendidas
Agosto de 2010 – 3.000.000 de unidades vendidas
Janeiro de 2012 – 4.000.000 de unidades vendidas
Julho de 2013 – 5. 000.000 de unidades vendidas
Junho de 2015 – 6.000.000 de unidades vendidas

Desde o seu lançamento, os motores Total Flex continuaram a ser desenvolvidos, visando sempre a maior eficiência energética e, consequentemente, a redução de emissões.

Acesse nosso site e confira os nossos novos modelos de veículos! Acompanhe-nos no Facebook para saber mais curiosidades e dicas que te ajudarão no mercado automobilístico.

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *