Facebook Twitter RSS
magnify
Home Dicas da Mila Você sabe quando é hora de trocar os amortecedores do carro?
formats

Você sabe quando é hora de trocar os amortecedores do carro?

amortecedores

 

Os amortecedores ajudam a controlar a ação das molas na suspensão. Assim, evitam a oscilação excessiva do veículo e mantém os pneus sempre em contato com o solo. 

Portanto, eles são importantes para garantir a estabilidade e dirigibilidade do carro. Mas como saber se chegou a hora de trocar os amortecedores do carro? Veja abaixo.

 

Travagem 

Os amortecedores são essenciais para travar o veículo. Se não fosse assim, o carro poderia colidir com outro ou contra qualquer obstáculo. Se os amortecedores estiverem gastos, haverá um aumento na distância de travagem do veículo, o que conduzirá a acidentes e a perdas financeiras.

 

Iluminação 

Se a qualidade dos amortecedores estiver comprometida, os faróis dianteiros podem oscilar ou não iluminar as vias de maneira uniforme. Ou seja, colocará em risco a sua segurança e a dos passageiros. Além disso, uma iluminação deficiente poderá ofuscar condutores que circulam em sentido contrário e aumentar os riscos de provocar um acidente.

 

Pneus

Se os amortecedores estiverem corroídos, haverá um aumento no desgaste dos pneus, impedindo a aderência ao asfalto, o que resulta em falta de segurança. Isso acontece porque o defeito aumenta a sobrecarga em outros componentes. No caso da suspensão, amortecedores sem ação fazem as rodas vibrarem mais, aumentando assim, o desgaste dos pneus. 

 

Instabilidade em curvas

Caso os amortecedores estejam desgastados, o carro ficará mais instável, sobretudo em curvas. Assim, o veículo ficará mais solto, balançando com mais frequência e haverá maior dificuldade em manter a direção. Mesmo em linha reta, ao acelerar e frear, o automóvel balançará bastante, gerando desconforto ao condutor. 

 

Desgaste acentuado e irregular dos pneus

Caso os amortecedores estejam desgastados, o carro ficará mais instável, sobretudo em curvas. Assim, o veículo ficará mais solto, balançando com mais frequência e haverá maior dificuldade em manter a direção. Mesmo em linha reta, ao acelerar e frear, o automóvel balançará bastante, gerando desconforto ao condutor. 

 

Barulho da suspensão

Se o carro começar a fazer barulho ao passar por lombadas ou subir e descer rampas de garagem, está na hora de trocar o amortecedor. Ou seja, quando o amortecedor perde a pressão interna, a possibilidade de chegar ao final de seu curso é maior. 

Vazamento do fluido

Caso haja um espaço razoável entre o pneu e o para-lama do carro, é possível visualizar o amortecedor. Verifique se existe algum fluido viscoso como óleo ao redor dele. Lembre-se de que o amortecedor deve se apresentar sempre seco. Ou seja, não pode haver nenhum líquido. Caso perceba sinais de vazamento, está na hora de trocar o amortecedor.

 

Como aumentar a vida útil dos amortecedores? 

  1. Escolha pistas mais suaves, de modo a desgastar menos o amortecedor
  2. Caso precise passar por ruas desgastadas, vá devagar. O mesmo vale para as lombadas
  3. Verifique todo o conjunto da suspensão, as buchas e se há rachaduras
  4. Veja o estado de conservação das molas. Se já tiver passado da hora da troca, elas vão sustentar menos o carro

 

Gostou das informações? Nos acompanhe no Facebook e não perca mais nenhuma de nossas dicas e novidades sobre o mercado automobilístico. Acesse nosso site e confira nossos novos modelos de veículos!

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *