Facebook Twitter RSS
magnify
Home Dicas da Mila Faróis: saiba todos os tipos
formats

Faróis: saiba todos os tipos

Você já deve ter ouvido diversos nomes de faróis. Atualmente temos diversos tipos que auxiliam na iluminação das vias e é coberto pela lei seu uso obrigatório em certas circunstâncias. Além disso os faróis proporcionam mais segurança durante alguns trajetos e dentre outros fatores que podem fazer toda a diferença para um motorista.

Desde farol alto ao farol de posição temos regras de uso que indicam quando é o momento devido de utilizar cada um deles, e quais são as suas funcionalidades. Então, se você ainda não sabe a função de cada um e como utiliza-los, a Mila preparou esse texto para te instruir a dirigir da maneira mais correta possível quanto a iluminação!

Vamos ver quais os tipos de faróis e suas funcionalidades:

  • Farol de posição ou Farolete

Esse é um farol que pode ser conhecido tanto por um nome quanto pelo outro, entretanto é mais comum se ouvir farolete. Seu nível de iluminação é baixo e fraco, o que o torna menos eficaz do que os outros tipos de faróis.

Seu nome é “de posição” devido a sua funcionalidade de transmitir aos outros motoristas qual a posição e o tamanho do seu veículo. Por este motivo ele está geralmente localizado na região mais lateral do automóvel para que a noção de tamanho seja devidamente expressa.

Sua utilização é recomendada durante o período diurno.

  • Farol baixo

Presente na lei 13.290/06, que obriga a utilização de farol baixo em túneis e estradas, mesmo que ainda esteja claro e bem iluminado pela luz natural. Ele é a principal fonte de iluminação do veículo proporcionando maior visibilidade durante o período noturno e mais segurança para quem conduz.

É interessante saber que o sistema DRL, presente em alguns veículos mais recentes, equivale para a lei do farol baixo, ou seja, podendo ser usado no lugar do mesmo. Entretanto em túneis e durante a circulação noturna é necessário utilizar o farol baixo comum.

  • Farol alto

Os faróis desse tipo devem ser utilizados em vias que não possuem iluminação por meio de postes. É recomendável que se utilize apenas quando você está em uma via de mão única, pois isso pode prejudicar um veículo que esteja vindo na direção contrária da sua, uma vez que este farol é extremamente forte. Entretanto, caso você utilize os faróis em uma mão dupla, desligue-os assim que avistar outro automóvel vindo na sua direção para não afetar a visão do outro condutor.

Uma de suas utilidades muito utilizada é a de piscar como forma de enviar uma mensagem simbólica para outro motorista. Por exemplo, piscar os faróis para alertar sobre algo na via que precisa de atenção dobrada.

  • Farol de neblina

Este é um dos tipos de faróis que mais agregam beleza ao seu veículo, compondo no design. Entretanto, essa não é sua única função! Esse farol tem uma função extremamente específica. Ele te auxilia durante neblinas, além de poder ser utilizado em fortes tempestades, nuvens densas, poeira em excesso na estrada, e situações semelhantes que podem provocar acidentes.

Por que não utilizar um farol comum?

Nesses tipos de casos os outros faróis podem ter um efeito prejudicial. Um farol comum pode refletir na neblina, por exemplo, e causar um excesso luminoso.

  • Farol de milha

Localizado em partes mais superiores do para-choque, esse farol tem uma função mais complementar. Ele tem uma iluminação mais intensa e concentrada, porém sem a presença de visão lateral. Ele tem uma função realmente projetar a luz em um ângulo mais reto, oferecendo maior visibilidade para o condutor do que está à frente.

É importante saber que, como o farol alto, esse é um dos tipos de faróis que pode prejudicar o condutor de outro veículo, provocando incomodando, por isso é importante tomar cuidado. Ainda assim é válido reforçar que esse farol deve ser ligado juntamente aos tradicionais, podendo gerar multa caso não seja.

Agora que você sabe como utilizar adequadamente cada um dos tipos de faróis, poderá conduzir ainda mais corretamente. Fique sempre atento as condições do seu veículo e não se esqueça de fazer revisões regulares para evitar situações de risco e até mesmo multas.

No nosso site você pode conferir nossos veículos e ótimas oportunidades para você viajar de carro novo. Acompanhe nossa página no Facebook para saber mais curiosidades como essa!

 
Tags: , ,
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *