Facebook Twitter RSS
magnify
Home Dicas da Mila Saiba quando trocar a bateria do carro
formats

Saiba quando trocar a bateria do carro

A bateria do carro é essencial para que o veículo funcione corretamente. A sua principal função é armazenar energia para o funcionamento do veículo.
Quando a vida útil da bateria está chegando ao fim, é normal que esse processo fique pesado e até mesmo difícil para o arranque do motor. Mesmo quando o carro está desligado, alguns componentes permanecem ligados, como por exemplo, o alarme, o rastreador e alguns sistemas de som.
Por isso, separados algumas dicas que ajudam a entender o que interferem na durabilidade da bateria e para saber se chegou o momento de trocar esse componente. Confira!

 

Quanto tempo dura a bateria do carro

A durabilidade da bateria depende de alguns fatores, como por exemplo, do estado de conservação de toda a parte elétrica do veículo, do fabricante, das características do carro, dos cuidados de conservação adotados e também do cliente da região que o veículo circula.

De maneira geral, as baterias de qualidade mediana duram cerca de dois anos. Já as de melhor qualidade pode durar até 5 anos, desde que o motorista tome os cuidados de manutenção adequados.

Para aumentar a vida útil da bateria do carro, é importante optar por produtos de boa qualidade. Sendo assim, opte por marcas renomadas e que ofereçam um prazo maior de garantia.

 

Como saber se chegou a hora de trocar a bateria do carro?

Alguns sinais podem ser observados para verificar se chegou a hora de trocar a bateria do carro. Veja abaixo.

 

Dificuldade ou demora para ligar o carro em dias frios

Caso haja dificuldade ou demora para ligar o carro de manhã ou em dias frios, vale a pena verificar o estado de conservação da bateria. Ou seja, a reação química que gera a energia elétrica para funcionamento do veículo torna-se mais difícil em caso de baixas temperaturas.

 

Luzes fracas ou piscantes

Caso as luzes estejam fracas ou piscantes, pode ser um sinal de pouca carga da bateria do carro. Nesse caso, acontecem oscilações ou alterações na intensidade da iluminação.

 

Oxidação dos terminais da bateria

É importante conferir os terminais da bateria. Caso haja oxidação ou vazamento nessa região, o alternador não vai conseguir fazer a recarga da maneira adequada. Nesse caso, apenas uma limpeza nesse local resolve a situação.

 

Giro lento ou do motor

Caso aconteça de virar a chave e o carro ligar lentamente, pode ser outro sinal de que a bateria está chegando ao fim. Se acontecer de acionar a partida e o motor ficar parado, é preciso fazer um teste para saber se o problema está sendo causado pela bateria.

Nesse caso, experimente acender os faróis altos ao mesmo tempo e verifique se está funcionando bem.

 

Acendimento da luz de alerta

Quando a bateria não está sendo recarregada corretamente, é comum acender alguma luz de alerta no painel. Nesse caso, é preciso consultar um eletricista o quanto antes.

 

Gostou das informações? Acompanhe-nos no Facebook e não perca mais nenhuma de nossas dicas e novidades sobre o mercado automobilístico. Acesse nosso site e confira nossos novos modelos de veículos!

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *