Facebook Twitter RSS
magnify
Home Dicas da Mila Consumo de Combustível: curiosidades
formats

Consumo de Combustível: curiosidades

O consumo de combustível é uma das principais preocupações dos condutores atualmente, uma vez que os preços só aumentam. A busca por formas de economizar o gasto de combustível é frequente e leva os motoristas a curiosidade, e a busca por carros cada vez mais econômicos em seus trajetos.

Pensando nisso a Mila separou algumas curiosidades que irão te ajudar a entender melhor alguns fatores que colaboram para o consumo de combustível.

  1. O peso do consumo afeta sim o consumo de combustível

Com uma influência direta, quanto mais peso o veículo comporta, mais combustível ele irá consumir para produzir suas atividades adequadamente. De uma forma mais simples e matemática de pensar, se você aumenta 20% a massa do automóvel, com bagagens ou passageiros, a propulsão deverá aumentar sua potência em 20% para que a aceleração seja a similar ao que estava antes do adicional do peso.

 

  1. Você sabia que o tamanho das rodas pode afetar o consumo de combustível?

A vontade de mudar as rodas originais do veículo é algo comum para diversos condutores, mas o que muitos não sabem é que essa troca deve ser feita cuidadosamente. Uma escolha errada pode deixar o veículo mais pesado e provocar o que vimos a curiosidade anterior.

Além disso, pode ocorrer também mais consumo de combustível quando a roda tem uma circunferência menor do que é necessário para o automóvel, serão necessárias mais voltas para completar a mesma distância percorrida anteriormente, o que resumirá em mais combustível gasto.

 

  1. A chuva pode aumentar o consumo de combustível

O consumo pode ser afetado pela chuva, dependendo de sua natureza. Em caso de um temporal, por exemplo, haverá maior gasto de combustível. Claro que, caso seja uma chuva fina e leve, a lâmina de água não terá muito significado para o esforço do veículo e das rodas, não aumentando o gasto, o que é diferente das chuvas fortes, em que é necessária maior resistência.

 

  1. Dias frios podem aumentar o consumo de combustível do automóvel

Sim, os dias de inverno ou dias muito frios pode aumentar o consumo de combustível do seu automóvel.  Isso acontece, pois, a quantidade necessária de ar-combustível para ocorrer a combustão, que é conhecida como estequiometria, passa de 14,6:1, onde 14,6 representa a grama de ar para 1 grama de combustível, para algo mais. Isso acontece devido a densidade do ar ser maior em dias frios, o que exige mais gasolina.

Dias frios também possuem outros fatores que aumentam o consumo de combustível como a pressão dos pneus, por exemplo. Além de que o motor necessita de mais energia para chegar à devida temperatura.

 

Agora que você sabe um pouco mais sobre coisas que provocam o maior consumo de combustível é só ficar atento a isso e lembre-se de fazer revisões regulares em seu veículo. Além disso, pense bem nos itens que você troca.

Com essas curiosidades você pode melhorar ainda mais a sua economia de combustível. Acesse nosso site para encontrar veículos econômicos que te ajudarão ainda mais nesse detalhe. Acompanhe nosso Facebook para saber

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *