Facebook Twitter RSS
magnify
Home Dicas da Mila Sedãs: conhecendo mais sobre o tipo de carro
formats

Sedãs: conhecendo mais sobre o tipo de carro

Os sedãs são automóveis que se caracterizam pelo conforto e o visual luxuoso. Enquanto os recheados pacotes de equipamentos e tecnologia embarcada os distanciam dos hatches, segurança e economia são itens de destaque em relação aos SUVs.

Características do sedã

Os sedãs são veículos cuja carroceria é dividida em três volumes bem definidos, claramente distintos quando vistos pela lateral: o compartimento para o motor, a cabine de passageiros e o porta-malas.

Tipicamente de 4 portas e com assentos para 4 ou mais pessoas, os sedãs podem ser classificados, ainda, em três subcategorias: sedãs compactos, médios e grandes.

Os compactos são sedãs menores e mais acessíveis que possuem, de modo geral, equipamentos mais simples e motorização menos potente. O VW Voyage é um exemplo dessa subcategoria.

Entre os médios, podemos citar o VW Jetta. Com carta de equipamentos mais incrementada e motorização mais potente, essa é também a subcategoria que mais oferece opções de modelos e marcas no Brasil.

Finalmente, os sedãs grandes são os mais espaçosos e luxuosos, como o VW Passat.

sedãs

Porque as pessoas optam pelos sedãs?

As características mais atraentes desse segmento são conforto, eficiência, segurança e tecnologia embarcada.

Conforto

Em comparação com hatches, os sedãs esbanjam conforto. Como tendência, apresentam distância entre eixos mais longas, permitindo maior conforto e espaço para a perna dos passageiros traseiros; as suspensões são mais macias, ideais para o tráfego urbano, apresentam, ainda, menor ruído na cabine, bancos anatômicos e melhor ergonomia de maneira geral.

O porta-malas separado é outro fator positivo, já que tende a ser maior e a barreira física existente entre ele e o interior do veículo torna a cabine menos sensível a cheiros e sujeiras. Além disso, um compartimento específico para a carga, fechado e sem relação com o vidro traseiro é mais favorável à privacidade e segurança.

Outro diferencial dos sedãs é o acabamento interno. Principalmente os médios e grandes, apresentam materiais mais ricos, emborrachados, detalhes em tecido e madeira, com redução das áreas de plástico, contribuindo para o típico visual luxuoso e formal.

Os sedãs tendem a oferecer, ainda, farta lista de itens de comodidade como ar condicionado digital, direção elétrica ajustável em altura e profundidade, GPS e sistemas de navegação, centrais multimídia com conectividade, sensores de estacionamento e câmera de ré, entre outros equipamentos que privilegiam o conforto do motorista e dos passageiros.

Performance e eficiência

Ainda em relação aos hatches, os sedãs tendem a ser mais potentes, com melhor relação entre estabilidade, performance e economia. Com design aerodinâmico devido ao baixo porte, traseira alongada e menor área frontal, gastam menos combustível que SUVs e segmentos mais robustos e, cada vez mais, com novas motorizações, apresentam consumo semelhante ou melhor que a de hatches, principalmente nas estradas. Com motores mais potentes e incrementados os sedãs se destacam, ainda, pela autonomia, com tanques de combustível de maior volume.

Segurança e tecnologia embarcada

Em segurança os sedãs também se destacam. Com uma ideal distribuição de peso, possuem centro de gravidade bastante estável e resposta rápida e segura nas curvas.

Dentre os itens de segurança e tecnologia embarcada comumente encontrados na categoria estão airbags laterais e dianteiros, alerta de colisão, controles de

estabilidade e tração, modernos sistemas de freios (ABS, EBD, BAS, ESP) e aviso de saída involuntária de faixa.

Gostou das informações? Nos acompanhe no Facebook e não perca mais nenhuma de nossas dicas e novidades sobre o mercado automobilístico. Acesse nosso site e confira nossos novos modelos de veículos!

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *