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Carro turbo: o que é?

O carro turbo tem o objetivo de oferecer maior potência aos motores, a tecnologia que é de interesse de muitos.

O objetivo principal dessa tecnologia é promover mais potência ao automóvel. Essa tecnologia já está se tornando presente na maioria dos carros e em breve será uma usabilidade muito comum no mercado automobilístico.

Antes o custo para aplicar essa tecnologia nos carros era alto, mas com a demanda na procura por veículos mais potentes, o custo vem sendo deixado de lado.

A chave que torna o carro turbo algo especial e em sintonia com a necessidade do mercado de veículos cada vez de motores mais eficientes é que ele tem como rede de alimentação uma fonte de energia muito mais abundante e que geralmente é totalmente desperdiçada em motores aspirados – o fluxo gerado pelas explosões de gases de escape.

O morto é composto por um turbocompressor de duas câmaras distintas uma denominada de caixa quente, conhecida também por turbina, e a outra de caixa fria. Ambas possuem um rotor acoplado em suas partes internas, e os dois são interligados por um eixo.

A turbina, ou caixa quente, é instalada no coletor de escapamento, a passagem dos gases o que faz com que o rotor gire. Assim, consequentemente, o rotor da caixa fria também começa a girar e, é nesse momento, que começa a compressão.

Com o rotor da caixa fria em funcionamento, ela começa a captar o ar presente na atmosfera, que foi previamente filtrado, e o direciona, ainda sobre pressão, para a tubulação do sistema de admissão do motor. E é neste momento que a diferença entre os motores aparece.

Em um motor aspirado o ar é admitido naturalmente devido a movimentação dos pistões, em um turbinado ele entra pressionado. Com a presença de maior quantidade ar dentro do motor, há também a presença de maior quantidade de oxigênio, o que permite a entrada de mais combustível no processo.

O interessante é que isso não significa que o consumo é maior do que um motor aspirado. No motor turbo, com a mistura do ar e do combustível simultaneamente sobre pressão de forma mais densa nas câmaras, as explosões causadas são mais potentes o que permiti ao condutor exigir muito menos da aceleração.

Para cumprir todo esse objetivo de oferecer mais potência sem ter que aumentar o tamanho do motor existe a necessidade de criar uma melhoria no aproveitamento volumétrico, que é responsável por permitir maior entrada de ar dentro dos cilindros.

Alguns equipamentos estão vindo equipados com um intercooler que é responsável por resfriar e diminuir o ar já pressionado pelo motor turbo. Com isso o aproveitamento volumétrico é ainda melhor, uma vez que com ele a entrada de ar é maior e as explosões ficam ainda mais potentes.

Na Mila você poderá encontrar uma grande variedade de veículos com motores turbo, já que a Volkswagen apresenta o maior número de carros com motor turbo. Você pode escolher entre o 1.0 (Up!), 1.4 (Golf e Jetta), 2.0 (Golf, Jetta, Passat, CC, Fusca e Tiguan) e o 2.0 a diesel (Amarok).

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