Facebook Twitter RSS
magnify
Home Dicas da Mila Ar condicionado Automotivo
formats

Ar condicionado Automotivo

Peça fundamental durante determinadas estações no Brasil, o ar condicionado automotivo requer cuidados e mais ainda que determinadas falácias sobre o assunto sejam extintas.

Com a intenção de climatizar o ambiente interno do veículo para melhorar a experiência dos passageiros, o ar condicionado automotivo tem como principais elementos o compressor, as mangueiras, os conectores, os tubos por onde circulam o gás.

Sabendo um pouco para o que serve e como é composto, vamos aos cuidados que devem ser tomados.

ar condicionado automotivo

Filtro de Cabine

Existe um filtro cujo o nome você não deve se esquecer, estamos falando do filtro de cabine. Ele é responsável pela proteção do sistema de ar, impedindo a entrada de impurezas, sendo assim sua limpeza e manutenção um dos principais fatores a se fazer na revisão do ar condicionado veicular. Se o mesmo estiver coberto de sujeira, o ar nem passará para refrigerar o veículo.

Saiba o que são cada comando

Mesmo tendo botões de comando claros, é sempre bom entender o que cada um representa para evitar quaisquer problemas com o sistema interno. Sempre consulte o manual para não haver dúvidas.

Poupe ao máximo sua bateria

Por mais que seja recomendado ligar o ar condicionado do carro pelo menos uma vez por semana para circular o gás e o óleo, com o intuito de evitar o ressecamento das peças, dar partida no veículo com ele desligado é essencial para que seja acionada somente a carga elétrica necessária.

Isso ajuda a bateria a não se desgastar desnecessariamente. Outra medida que pode ser usada é a de desligar o ar chegando próximo ao destino, deixando somente a ventilação eliminando assim as impurezas do veículo e reduzindo os gastos.

Quando ir à oficina

Assim como qualquer outro componente do seu carro, o ar condicionado precisa de manutenção, ainda mais sendo um item ligado a gases e a sua respiração. A higienização é essencial, removendo os resíduos que ficam acumulando nos filtros.

A ideia é que semestralmente se vá ao mecânico para conferir o funcionamento do sistema, e evitando assim problemas como doenças de via aérea e o não funcionamento do veículo devido a vazamento de gás.
Agora você já entende um pouco mais do sistema que resfria o seu veículo, siga as dicas e mantenha sempre uma manutenção precisa dos componentes do ar veicular.

Acesse nosso site e confira nossos veículos! Acompanhe-nos no Facebook para saber mais curiosidades e dicas que te ajudarão no mercado automobilístico.

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *